terça-feira, 4 de maio de 2010

O Grande Jogo da Guerra Civil

regra no. 1

até próximo aviso, todos os seus direitos estão suspensos. Naturalmente, você deve manter a ilusão de que ainda tem alguns por um tempinho. Desse modo, nós podemos violá-los um a um, caso a caso.

regra no. 2

Seja legal. Não mencione leis, a constituição, ou qualquer uma das elucubrações de outra era para nós de agora em diante. Algum tempo atrás, como você há de ter percebido, nós aprovamos certas leis que nos colocam acima da lei, e do resto da assim chamada “constituição”.

regra no. 3

Você é fraco, isolado, estúpido, maltratado. Somos numerosos, organizados, fortes e esclarecidos. Alguns podem até dizer que somos uma máfia; é mentira – nós somos A máfia, a que ganhou de todas as outras. Apenas nós podemos te proteger do caos do mundo. E é por isso que nos agrada tanto fazer com que você pense que é fraco, que você acredite que está “inseguro”. É o que faz o nosso esquema lucrativo.

regra no. 4

Para você, o jogo consistirá em fugir, ou pelo menos tentar. Por fugir nós queremos dizer: ir além do seu estado de dependência. Por agora, é verdade, você depende de nós em todos os aspectos da sua vida. Você come o que produzimos, respira o que polúimos, você está indefeso ante o primeiro problema dentário e acima de tudo você não pode fazer nada contra a soberania de nossas forças policiais, às quais demos poderes de alcance total tanto em termos de discrição quanto de ação.

regra no. 5

Você nunca vai conseguir escapar sozinho. Consequentemente, você vai ter começar construindo a necessária solidariedade. Para tornar o jogo um pouco mais difícil, nós liquidamos todas as formas de sociabilidade autônoma. Deixamos apenas uma coisa sobreviver: o trabalho; ou seja, a sociabilidade controlada. É disso que você vai ter que fugir, por meio do roubo, da amizade, da sabotagem e da auto-organização. Ah, a propósito: todos os meios de escapar foram tornados crimes.

regra no. 6

Nós o diremos de novo e de novo: os criminosos são nossos inimigos. Mas você deve tirar disso o seguinte: todos os nossos inimigos são criminosos. Como fugitivos em potencial, cada um de vocês é também um criminoso em potencial. Por isso, é uma coisa boa que mantenhamos nossas listas dos números para os quais vocês ligam com seus telefones, e que os seus celulares nos permitam localizá-los a qualquer momento, e que o seu cartão de crédito nos permita conhecer os seus hábitos tão facilmente.

regra número 7

Nesse pequeno jogo nosso, qualquer um que escape de sua isolação serão os “criminosos”. Quanto a aqueles que tem a ousadia de reclamar dessa situação, nós os chamaremos de “terroristas”. Nos últimos se pode atirar para matar em qualquer momento.

regra no. 8

Sabemos muito bem que a vida em nosso sociedade contém quase tanta alegria quanto uma viagem num trem suburbano; que o capitalismo tem até agora produzido, em matéria de riqueza, nada além da desolação universal; que não restam argumentos para defender nossa “ordem” decadente além das granadas de efeito moral de nossa polícia. Mas o que você esperava, a vida é assim! Nós te desarmamos mentalmente e fisicamente, e nós temos o monopólio sobre o que proibimos a você; a violência, a conspiração, o levante. E afinal de contas, francamente, o que você faria no nosso lugar?

regra número 9

Você vai conhecer a prisão.

regra número 10

Não há mais regras. Todos as agressões estão permitidas.

Assinado,

SEU GOVERNO

Texto escrito pelo grupo Tiqun e traduzido por L.M. em Maio de 2010. A discussão desse texto ainda está por ser feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A pseudo-comunicação é fácil demais.