sexta-feira, 14 de maio de 2010

Agora eu realmente sei o que terrorismo significa

A perspectiva do morador de Exarchia que testemunhou e filmou o assassinato pela polícia de Alexis Grigoropolous em Atenas, Dezembro de 2008, e os seus sentimentos logo antes do julgamento.


Eu lembro que eu dizia pra mim mesmo, alguns anos atrás, que eu vivia numa zona militarizada, com toda a polícia em volta de Exarchia. Agora, eu digo que vivo numa zona de guerra. O que aconteceu em Dezembro, eu nunca acreditei que pudesse acontecer. Para mim, sempre houve um limite, uma linha final, e quando a polícia passou dele, houve uma mudança qualitativa. Tudo mudou. Todo mundo entendeu que havia um certo horizonte para a situação e além dele tudo era diferente. Nós passamos desse horizonte. Não é mais um conflito, é uma guerra.

Por um mês após o assassinato eu senti ódio, mas também um silêncio inacreditável. Era a primeira vez em dez anos que Exarchia estava silenciosa, um silêncio de morte. Era muito desconcertante. Agora eu tive tempo de pensar sobre tudo, mas naquele comecinho eu estava completamente exausto de falar sobre o assunto, todas as perguntas. Eu coloquei o meu vídeo no Indymedia e de lá as estações de TV o pegaram. Logo, jornalistas estavam ligando pra mim constantemente e eu estava vendo meu vídeo em todo lugar. Pelos primeiros meses eu estava num estado muito estranho. Eu nunca estava calmo. Eu fiquei em estado de choque por um mês. Agora eu me sinto melhor, mas toda vez que eu ouço um certo som...a grana de efeito que a polícia usou poucos minute antes deles matarem Alexis acionou um alarme de segurança em uma das lojas, ou talvez um carro. Então durante o vídeo inteiro você ouve um alarme de segurança tocando no fundo. Eu continuei a ver o meu vídeo em todo lugar, ele estava na TV e tudo o mais, e quando eu ouço esse alarme específico no outro lado da rua, o sentimento do tiroteio volta para mim. Eu realmente quero pedir a eles pra mudaram o som do alarme porque todas as memórias voltam pra mim. É inacreditável que um som traga de volta esses sentimentos que tomaram um mês para que eu me recuperasse deles.

O assassinato de Alexis foi a gota d'água. Não há mais tolerância para a polícia. A morte foi tão absurda, tão além dos limites. As pessoas reagiram e continuam a reagir. Elas estão fortalecidas pela ira que foi expressa logo após o assassinato. Haviam muitos outros problemas também, além da brutalidade policial. Esses problemas continuam, mas a pessoas não os toleram mais, não mais.

Eu não sei se Exarchia é mais autônoma agora do que antes. As pessoas, aqueles que são ativos, eles tentam. E eu, eu sempre me senti autônomo, mas agora eu realmente sei “terrorismo” significa. Do dia que eles mataram Alexis até o dia em que o grupo guerrilheiro atacou a polícia, ela não apareceu na esquina onde Alexis foi morto. Mas quando o Luta Revolucionária fez esse ataque, a primeira coisa que a polícia fez foi ocupar o lugar onde Alexis levou o tiro, e eles ficaram lá por 24 horas. E era a tropa de choque, com capacete, armas e tudo o mais. E quando eles vieram no meio dia, eu estava na janela e um deles olhou pra mim. Eu acho que porque durante esse tempo todo o telefone estava tocando, jornalistas estavam ligando e tentando descobrir de onde tinha surgido o vídeo. Quando um dos policiais olhou pra janela, eu gesticulei tipo, “o que você quer?” E ele deu um soco no cara do lado e apontou para mim, e eu ficou completamente aterrorizado pelo modo como eles estavam me olhando. Essa noite, eu ouvi alguns vizinho s falando, e depois chorando, e os policiais estavam parados exatamente no lugar ondeAlexis morreu. Eu saí para ver o que estava acontecendo, e porque eu não conseguira ver eu olhei discretamente pela minha janela e um dos policiais me viu. Eu fiquei aterrorizado então eu voltei de volta pra dentro mas o policial veio para debaixo da minha janela e fez contato visual comigo. Eu achei que eles iam invadir meu apartamento. Então eu fui para a casa do vizinho. Eu estava aterrorizado.

É a isso que eu chamo “terrorismo”. É impossível apenas ficar na minha janela olhando para a rua. Outra vez, em fevereiro eu acho, havia um carro queimando na minha rua, e a polícia veio de novo e ficou olhando para mim, e eu fiquei assustado e voltei pra minha casa. O policial gritou para mim “Então você está se escondendo, é?”, e aí eu percebi, “Que merda está acontecendo, porque eu me escondo?”, então eu fui de volta para a janela e comecei a tirar fotos. E a polícia começou a tirar fotos de mim.
Dá pra ver tudo dessa janela. É por isso que eu estou pensando em colocar uma câmera aqui, para os policiais e também para esses jovens que fazem muitas coisas sem pensar porque eles fazem. Porque em todo lugar há algumas pessoas que podem fazer um pequeno erro e todo o resto tem que lidar com as consequências. Alguns dizem que isso é Exarchia, a única coisa a fazer é queimar as lojas. Mas essa não é a verdade. Há muitas reações possíveis além do dogma de queimar e quebrar.

Então estarei no julgamento do policial que matou Alexis. Eu estava preocupado sobre como eu me sentiria em relação ao advogado de defesa, porque ele está defendendo uma pessoa muito má. Então eu comecei a me preocupar sobre o resultado do julgamento. Se esse policial acabar com apenas dois ou três anos de prisão, eu não sei como eu reagiria. Como você reage a uma decisão de um julgamento como esse? Muitas coisas aterradoras estão acontecendo, nós ouvimos sobre elas e as vemos nas notícias, mas é muito diferente quando você as vê com os seus próprios olhos. Não são apenas palavras, são realidade para você, não há dúvida, não há distância do fato. O assassinato é uma verdade tão absoluta, é como se você roubasse alguma coisa de mim, na minha frente, e então me dissesse que essa coisa nunca existiu. Não é algo que você apenas ouviu a respeito de algum outro lugar. E eu temo muito que se eles determinarem que o policial não é culpado, talvez a minha reação vai me jogar na cadeia. Eu penso sobre isso o tempo todo enquanto me preparo para testemunhar.

Traduzido por L.M. em Maio de 2010. Fonte: Libcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A pseudo-comunicação é fácil demais.